terça-feira, 6 de outubro de 2009

De Olho Na Correia Dentada


Correia Dentada


Essa peça, de extrema importância, atua no motor do veículo, ligando o

eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os e

fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e
fechem no momento exato. Também mantém o sincronismo entre o
virabrequim (que transfere a força do motor às rodas) e o comando de
válvulas (responsável pela entrada e saída de gases no cilindro).
Composta por borracha, cordonéis de fibra de vidro e tecido de proteção
para os seus dentes, a peça, que é conhecida tecnicamente por correia
sincronizadora, começou a ser usada no início dos anos 60, durante o
lançamento de motores nos EUA.


Quando a correia se rompe, em geral por desgaste não constatado pelo
usuário, esta sincronia de trabalho entre os dois componentes é afetada.
As válvulas começam a se movimentar de forma desordenada e os
pistões permanecem trabalhando (subindo e descendo) sem critérios. A
conseqüência pode ser catastrófica, os pistões e válvulas podem se
chocar, ocasionando o empenamento das válvulas e danos ao cabeçote.

Quando a correia se rompe com o motor em movimento, o carro pára
imediatamente, como se o motorista o tivesse desligado. Isso acontece
porque os ciclos de alimentação e de escape do carro se interrompem e,
neste caso, é possível que, na subida do pistão (para expulsar os gases
da combustão) a válvula não recue no tempo certo, o que
pode acarretar o empenamento de suas hastes. Pelo mesmo motivo, também
são prováveis, danos nos pistões e demais componentes, causando um
enorme prejuízo.
A substituição da correia é relativamente barata quando comparada à
retífica de cabeçote e à troca das válvulas amassadas. O valor médio da
troca de uma correia, incluído a mão-de-obra é de R$ 150,00; já a
retífica fica, em média, R$ 3.000,00, 20 vezes mais caro. Além disso,
fazer a troca da peça antes que o problema apareça dá bem menos dor-
de-cabeça para o motorista.
Como a durabilidade da correia dentada varia de acordo com cada carro,
para evitar o seu o rompimento, verifique suas condições e efetue a
substituição preventiva nas quilometragens recomendadas pelo
fabricante do veículo, em geral, por volta de 50.000 km. Em uma cidade
com o trânsito de São Paulo, por exemplo, ou cidades do interior, onde
a peça está mais sujeita a presença de terra e lama, a durabilidade do
produto fica comprometida. Por isso, é importante levar o carro a uma
oficina mecânica para uma inspeção visual a cada 15 mil quilômetros
rodados para avaliação do nível de desgaste da peça (e também das
outras correias Poly V e V) porque o período estipulado pelo fabricante é
calculado de acordo com as condições ideais de uso do carro. A qualquer
sinal de desgaste das bordas, faça a substituição e aproveite para pedir
ao mecânico que analise também as polias, tensores e rolamentos
auxiliares.
Ao comprar um veículo usado, não hesite em substituir a peça, pois
você não sabe ao certo qual o histórico de manutenção desse item. Na
maioria das vezes, além da correia dentada também é necessário trocar
o seu esticador que é composto de um rolamento que pode apresentar
folgas ou mesmo travar provocando o rompimento da correia.
Mais uma coisa: uma correia funciona silenciosamente se utilizada nos
padrões sugeridos. Portanto, ruídos provenientes do motor são um sinal
claro de que algo deve ser inspecionado; e pode muito bem ser a correia
dentada. Um ótimo sinal para verificar se há necessidade de troca é
quando, ao deixar o carro em ponto morto, a correia costuma emitir um
ruído intermitente e agudo.
Ao levar o carro ao lava-rápido, não deixe lavar o motor porque a água
suja que escorre durante a lavagem pode contaminar a correia e
diminuir a sua vida útil. As correias Poly V e V, acima citadas,
promovem o acionamento e mantêm o funcionamento de diversos
acessórios do motor tais como: alternador, direção hidráulica, ar-
condicionado, bomba d’água e compressor de ar. E, quando não
funcionam, interrompem a operação da bateria, do ar-condicionado ou
da direção hidráulica. Veja quantos problemas podem ser evitados com
a simples troca de uma correia. A troca das Poli V e V deve ser
realizada a cada 40.000 km ou conforme especificações do manual do
fabricante.
Agora que você já sabe tudo a respeito de correia dentada, Poly V e V
fique de olho e faça a correta manutenção das peças para não ficar na
mão. E como tem feriado prolongado pela frente, antes pegar a estrada,
confira os itens de segurança do seu carro (luzes, faróis, nível do óleo,
calibragem dos pneus, incluindo o estepe, limpador de pára-brisa e
palhetas). E faça uma viagem tranqüila e segura, garantindo a
qualidade do seu feriado com sua família e amigos. E descanse que,
afinal, ninguém é de ferro!





.: Verificação e troca da correia dentada

correia dentada

Parece um detalhe simples, mas pode ficar bem caro se não for observado.

Ela tem que ser substituída a cada 50.000km; se seu carro já rodou tudo isto e você não sabe se a correia já foi trocada, faça-o o quanto antes. Uma ruptura da correia pode até fundir o motor.

A correia dentada, como diz o nome, possui dentes. Estes são responsáveis pelo sincronismo entre a parte de baixo do motor e a parte de cima, ou seja, entre o eixo principal e o comando de válvulas. Se o motor rodar sem correia, seus componentes irão se chocar provocando grandes estragos.


.: Verificação e troca de rolamentos , tensores, suportes e polias.


Os demais componentes da correia também precisam estar em ordem, não adianta a correia ser nova se os rolamentos estão em mau estado. Fazemos estas verificações com todo cuidado e se algo precisa ser substituído, você é o primeiro a ficar sabendo.

Nossos funcionários são especialistas e possuem formação adequada para lhe atender com todo profissionalismo.

.: Ajuste de sincronismo de comando de válvulas.


O sincronismo do comando é essencial para o perfeito funcionamento do motor. Substituir a correia sem ter certeza do correto sincronismo é um grande erro que pode desde causar perda de potência, até provocar danos irreparáveis, além disto é impressionante a freqüência com que carros com erros de sincronismo de correia dentada vêm bater em nossa porta.
Certifique-se de levar seu carro a uma oficina competente, ou seja, a GásPoint.




.: E se não trocar...

Muita gente usa o clichê "deixa como está, quando quebrar eu arrumo"...

Veja na foto ao lado, as devastadoras conseqüências. A correia se partiu com o motor em movimento e o comando de válvulas foi literalmente atropelado.

Na foto você vê as válvulas totalmente amassadas. Elas deveriam encaixar direitinho no cabeçote, mas há folgas de mais de 4mm!!!
valvulas entortaram

Nesta outra foto, você vê as marcas afundadas que as válvulas fizeram no pistão, que também teve de ser trocado junto com uma infinidade de outras peças. O amassamento do pistão provocou deformações que escavaram sulcos nas laterais dos cilindros... imagine o estrago, Joãozinho.

Trocar a correia dentada as vezes menos de R$150,00.
O prejuízo ultrapassou os R$5000,00. Faça seu juízo.


A vilã... quem diria que iria causar tantos males?.

Seu carro já tem 50.000km rodados? Então está mais que na hora de trocar a correia dentada. Um gasto ridículo se comparado a necessidade de se refazer um motor completo.

Afinal, ninguém quer passar pela péssima experiência de ter de trocar a correia dentada depois que ela se partir.





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