domingo, 20 de setembro de 2009

Álcool ou Gasolina: Quem Polue Mais?


Com as inovações tecnológicas nos motores de combustão interna, após a utilização dos sistemas de injeção e ignição eletrônica; os motores Flex Power ou também chamados bi combustíveis são as grandes atrações, principalmente no momento da aquisição de um veículo novo. Mas, será que a utilização de dois combustíveis em qualquer prorpoção nos motores não afetará no percentual dos gases poluentes ao meio ambiente? A partir desse enfoque, desejamos levá-los a uma prévia viagem de leitura sobre esses dois combustíveis. Boa leitura!

Álcool combustível:
Composto por hidrogênio, carbono e oxigênio. Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera.
O poder calorífico do álcool é 6300 cal/g, esse valor representa a capacidade do combustível de liberar energia ao ser queimado. No caso do álcool o valor é alto, o que significa que ele é capaz de mover o carro com menos combustível queimando, o que reflete em menos poluentes.

Gasolina
:
composta basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). Apresenta como produtos de sua combustão, Dióxido de carbono e Monóxido de carbono. Dióxido de carbono (CO2) é um gás perigoso que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global. Já o Monóxido de carbono (CO) é um gás formado pela combustão incompleta e se acumula em nossa atmosfera na forma de um poluente (smog = neblina escura). Ambos são maléficos à humanidade.
O álcool é um combustível que não afeta a camada de ozônio e por isso não é tão perigoso para atmosfera quanto à gasolina. A melhor notícia é que nos últimos anos o preço do álcool foi se tornando acessível em resposta ao aumento do preço do petróleo e, no ano de 2003, começou a produção e venda de carros flexfluel (motores que funcionam com álcool e gasolina). Esse foi o impulso que o álcool precisava para se tornar mais utilizado, mas mesmo assim carros movidos a gasolina são maioria.
Contudo, será que os motores Flex Power estão preparados para trabalhar com os dois combustíveis e preservar a baixa quantidade de emissões poluentes?
Reflita e aguarde os próximos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário